terça-feira, 31 de março de 2015

Conga

"Tambor" semenlhante ao "atabaque" usado em par ou trio, sustentado em suportes para que o instrumentista toque em pé. Com suas origens provenientes da África, a conga chegou a Cuba na época da escravidão e foi popularizado pela mídia americana no início de 1900.
É um dos instrumentos de percussão mais populares em todo o mundo. Embora sejam mais características de ritmos afro-latinos como guaganco, merengue e salsa, as congas são usadas em orquestras e até no rock e pop. Sua popularidade é tal que é o instrumento que melhor representa a imagem da percussão. É, afinal, o instrumento preferido de muitos percussionistas.
O instrumento ecoa um som médio grave. Possui um casco cônico ovalado, quase como um barril (o que o diferencia do atabaque que tem casco cônico ou cilíndrico) e "pele" normalmente bem grossa, feita de um pedaço de lombo de burro (Equus asinus) ou boi (Bos linnaeus).

A pele, ou membrana, tem entre 6" e 12" de diâmetro e "casco" entre 23" e 35" do comprimento. É tocado com as mãos e utilizado em diversos estilos de música popular da América Latina, notadamente na América Central. Marlos Nobre usa 3 instrumentos em ´Mosaicos´(1970). Foi introduzido no jazz pelo trompetista Dizzie Gillespie e o instrumentista é denominado "congueiro". É chamado também de "tumbadora" e conhecido como conga drum [ingl.], conga trommel [alem.]






ML>[]

segunda-feira, 30 de março de 2015

Percussionista

Percussionista é o músico que toca instrumentos de percussão. O percussionista é encarregado de tocar uma grande variedade de instrumentos, mas existem percussionistas especialistas em um instrumento. No caso de se especializarem em uma orquestra ou na musica popular brasileira, podem ser chamados como timpanista, xilofonista, zabumbeiro, pandeirista e congueiro. O termo ritmista também se refere ao percussionista no universo das baterias de escolas de samba e também de grupos de música popular. O ritmista geralmente é especialista em um instrumento.
O percussionista é fundamental na maior parte dos conjuntos musicais populares para manter o tempo da música constante, dando aos demais músicos uma base rítmica sobre a qual tocar.
A percussão também é fundamental para definir o caráter ou personalidade da música, através de efeitos sonoros e intervenções esporádicas de instrumentos como chocalhos, carrilhões, chicotes, entre outros. Na maior parte dos casos, os percussionistas também são responsáveis por tocar apitos, buzinas e outros instrumentos de sopro de altura indefinida.
Muitas sociedades possuem músicas inteiramente executadas por instrumentos de percussão, particularmente tambores, que estão entre os instrumentos mais antigos do mundo. Muitos percussionistas ficaram famosos na execução de seus instrumentos e alguns deles adquiriram renome suficiente para serem líderes de seus próprios conjuntos.

Alguns percussionistas:
* Alex MacDougall
* Amoy Ribas
* Ana Leticia
* Bolão
* Chris Fehn
* Dave Lombardo
* Dinho Gonçalves
* Eric Pancer
* Evelyn Glennie
* Guem
* Horacio Hernandez
* Jackson do Pandeiro
* Jimmy Blades
* Joe Porcaro
* Karl Perazzo
* Lionel Hampton (1908-2002)
* Luis Conte 

* Marcos Suzano
* Max Neuhaus
* Mickey Hart
* Mila Schiavo
* Naná Vasconcelos
* Neil Peart
* Omar Hakim
* Patricia Dash
* Raul Rekow
* Phil Collins
* Ray Cooper
* Rodney Holmes
* Rui Júnior
* Stewart Copeland
* Tom Gauger
* Tré Cool
* Vic Firth

Maraca

     A maraca, maracá, bapo, maracaxá ou xuatê é um instrumento que obtêm seu som a partir de chacoalhar suas extremidades. Começou a partir de sua origem indígena usando ofícios de madeira e penas, mas pode ser de cartão, plástico ocabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa, e uma pega.

Xilofone

                          O xilofone é um instrumento que se iniciou feito de madeira, depois foram formados os de metal e outros materiais. É composto por teclas parecido com o piano, só que mais simples, formado por notas graves na esquerda e na direita as notas agudas, ele é tocado com as baquetas

O triângulo

     O triângulo é um instrumento musical idiofone de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileiras, como o forró. É também conhecido como tengo-lengo, devido ao seu som.Normalmente é feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio. O som do instrumento é obtido por percussão, através do movimento do bastão (batedor), que bate no triângulo em sincronia com a mão que o segura e determina o som aberto (com maior sustentação) ou fechado.

Anna Kendrick - Cups (Pitch Perfect's "When I'm Gone")

O Tamborim

 


O tamborim instrumento de percussão muito presente no ritmo do samba, principalmente em blocos de carnaval e desfiles, esse instrumento não possui caixa de ressonância por isso produz um som aberto e agudo ao contrario do pandeiro (instrumento parecido com o tamborim apesar do tamborim ser menor e mais barulhento)que é tocado com a mão, o tamborim é tocado por um conjunto de palitos  amarrados por uma corda, distribuindo assim o som.  

domingo, 29 de março de 2015

John Bonham (Led Zeppelin)

John Bonham (ou Bonzo) foi um dos melhores bateristas do mundo. Ele era o baterista do Led Zeppelin.Quando era muito pequeno costumava a batucar em caixotes e latas de café quando tinha apenas 5 anos, imitando os movimentos dos seus ídolosAos quinze anos recebeu a sua primeira bateria a sério: uma 
Premier.

Em 1964 juntou-se à sua primeira banda, Terry Webb and The Spiders. Tocou depois para bandas como os The Blue Star Trio e The Senators, que editaram um single com algum sucesso chamado “She’s a mod”. Bonham gostou destas experiências, e decidiu fazer da música a sua vida. Tocou com os The Way of Life, mas devido à inactividade desta banda passou para os Crawling King Snakes, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias.Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em “Immigrant song”,"Moby Dick", “When the levee breaks” e “The ocean”. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon (baterista do The Who), nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal.Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s delight” e depois em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia hora; Bonham usava inclusive as mãos, obtendo assim um som diferenciado.

-M@

sábado, 28 de março de 2015

O Bongô

Ele é formado por duas partes de madeira (tambores) com pele esticada, normalmente a parte inferior é aberta. Mas ele pode ser formado também pode ser formado por cocos ou cabaças. Um dos tambores tem um diâmetro um pouco maior do que o outro. Há controvérsias sobre a origem dos bongôs. Tambores semelhantes existem no Egito, no oriente médio, onde são conhecidos pormarwas e em Marrocos onde são chamados de Tbila. Também as Tablas, utilizadas na música indiana têm parentesco distante com os bongôs. Em sua forma moderna, surgiu no final do século XIX na província de Oriente, em Cuba. 






ML>[]

O Xequerê

Xequerê, confeccionado com cabaça, missangas, envernizado. Xequerê em português, shekere em inglês e sekere na ortografia Yoruba. XEQUERÊ é um instrumento de percussão musical da África que consiste numa cabaça seca cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. A forma da cabaça determina o som do instrumento, logo existem em diferentes formatos e tamanhos devido a serem feitos de um material natural. Possui vários nomes no continente africano como lilolo axatse (em Gana) e shekere (Nigéria). Além de possuir incrível beleza estética, seus detalhes formam lindos desenhos. Pode-se batê-la contra a palma da mão, abanar para a frente e para trás como um chocalho.




ML>[]

sexta-feira, 27 de março de 2015

THE CUP SONG e outras formas de percussão (em link)

  Hoje em dia pode-se criar instrumentos de percussão com qualquer coisa: com o próprio corpo, com copos, ou até legumes.

-M@

Pandeiro

O pandeiro é um instrumento de origem Fenícia e seu formato, ao contrário do que é hoje, era quadrado. Com o tempo, foi aperfeiçoado por um sistema mais prático e funcional, até o formato de hoje, usando-se, inclusive a pele de nylon. Consiste num aro estreito de madeira, onde são encaixadas rodelas de metal ou bronze, chamadas de platinelas. Tem uma pele esticada (couro ou nylon), onde é tocado pela mão do executante. A mão que segura o pandeiro faz movimentos de meia rotação. Seu tamanho varia de 10 a 15 polegadas.










ML>[]







Bateria


  O “conjunto de tambores”, ou seja, a bateria, foi inventada no século XIX (dezenove),depois de ser inventado o pedal de bumbo. As baterias estouraram mesmo no começo do século XX (vinte),quando os músicos de jazz eram acompanhados pelos bateristas.  As peles de animais foram substituídas por materiais sintéticos a base de plástico, foram inventadas grandes variedades de baquetas, os pratos podem ser feitos de materiais, tamanhos e formas diferentes, hoje em dia, alguns bateristas usam “pads” para praticar suas batidas sem barulho.

   Partes essenciais (existem baterias com mais coisas):

Bumbo
Caixa
Tom 1
Tom 2
Surdo
Chimbal

-M@